quarta-feira, 1 de junho de 2011

O projeto Laboratório Lúdico Interdisciplinar (LLI) caracteriza-se como extensão e pesquisa concomitantemente. Como extensão oferece um espaço de atividades lúdicas que atende às crianças na faixa etária de 4 (quatro) a 12 (doze) anos, filhos de alunos e funcionários, e propicia aos alunos do Curso Superior do ISERJ um ambiente de práxis e fronesis. Dentro de uma abordagem qualitativa, o projeto desenvolveu uma pesquisa-ação sobre o Cotidiano Escolar sob a coordenação de duas profas com o objetivo de ampliar a reflexão sobre ludicidade e interdisciplinaridade. Como metodologia, seminários de discussão com alunos e professores da instituição subsidiaram o trabalho dos partícipes do projeto. Em espaço interacionista interpenetraram-se: um espaço cognitivo, um avaliativo e outro cooperativo, de supervisão e monitoria, nos quais experimentamos mediações pedagógicas com linguagens diversas, em movimento construcionista de conhecimento, sob o fio condutor de jogos e brincadeiras imersos na cultura brasileira e na cibercultura, constituindo processos registrados em histórias de aprendizagem. A análise das diferentes leituras dos monitores sobre as mediações com estagiários e crianças, consolidou o LLI como espaço de pesquisa que vincula a ludicidade razemfica alLi o ISERJrianças, com a produção cultural, científica e educacional da sociedade.

Palavras-chave: Lúdico, interdisciplinaridade, prática, aprendizagem, processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário